A minha primeira aula de Tableau foi com o professor do mestrado em Nova York. Após uma breve introdução da ferramenta Tableau e do curso, o professor pediu a nossa atenção para um aviso muito importante. Todas as nossas atenções estavam voltadas para o professor, quando ele afirmou: “Nunca! Nunca! Repito, nunca! Nunca usem o recurso ‘Mostre-me’! Esse recurso só é usado por quem não sabe Tableau”. Entendi o recado e não usava o recurso durante as aulas e meus estudos. Entretanto, quanto mais eu estudava sobre o Tableau, mais eu acreditava que um dos recursos mais importantes do Tableau é o ‘Mostre-me’.

Mostrteme

Como uma ferramenta avançada de visualização de dados, o Tableau facilita muito a análise de dados, fornecendo muitas técnicas de análise sem a necessidade de escrever nenhum código personalizado. E um desses recursos do Tableau é o Mostre-me. Por isso, decidi escrever este texto e demonstrar em dois tópicos que o meu professor estava um pouco equivocado em relação a este recurso e te convencer que o ‘Mostre-me’ é um recurso para quem sabe muito de Tableau.

  1. Não sabe qual gráfico usar? Pergunte ao Mostre-me.

Não importa o seu nível de conhecimento de Tableau ou quanto de experiência você tem montando visualizações de dados, um dia você vai sofrer com a falta de criatividade. Quando isso acontece, busque ajuda ao Mostre-me. Você pode iniciar uma visualização com base nos campos que você deseja usar. Para usar o Mostre-me, selecione os campos que deseja analisar no painel Dados e, em seguida, veja os tipos de visualizações possíveis de criar no painel Mostre-me. O Tableau avalia automaticamente os campos selecionados e apresenta a opção de vários tipos de exibições que seriam apropriadas para esses campos.

  • No painel Dados, selecione os campos que deseja analisar. Mantenha pressionada a tecla Ctrl para fazer várias seleções. No exemplo abaixo, foram selecionados a dimensão País/Região e a medida Lucro. O recurso Mostre-me irá habilitar todos os gráficos que podem ser usados com os campos selecionados. É só clicar no gráfico que deseja usar e o Tableau irá criar automaticamente o gráfico.

Mostreme2

Mostreme3

  1. Gráficos prontos em poucos cliques:

Você provavelmente aprendeu a montar um histograma no Tableau criando Compartimentos através do menu de contexto de uma métrica. Nada errado com esta forma de montar o histograma, na verdade está bem certo este método. Mas você sabia que dá para criar um histograma em apenas dois cliques? É simples: selecione a métrica que você deseja analisar e clique e depois no gráfico histograma do menu Mostre-me.

Mostreme4

Mostreme5

Nos meus treinamentos, eu sempre começo as aulas apresentando o recurso Mostre-me. O objetivo de quem estuda o Tableau é criar visualizações gráficas de forma rápida e que sejam de fácil entendimento. Com o recurso Mostre-me os meus alunos já criam gráficos desde a primeira aula apenas com os conceitos básicos do Tableau. Reparei que fazer um gráfico complexo no Tableau, já na primeira aula, deixa eles mais motivados e participativos.

Vamos Analisar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s