Em agosto de 2019, escrevi um artigo intitulado Visualização de Dados Inclusiva, onde abordei a importância de criar dashboards que atendessem a pessoas daltônicas. Escrevi o texto por acreditar que os profissionais que trabalham com dados têm a obrigação de desenvolver painéis gerenciais claros, concisos e completos para a audiência com os principais achados dos conjuntos de dados. Precisamos desenvolver dashboards mais inclusivos!

A repercussão do texto foi muito positiva e recebi muito apoio das pessoas em relação ao conteúdo do artigo. Um destes apoios veio do perfil Datavizbr, que publicou o artigo em sua página do Medium. O outro veio de uma mensagem via LinkedIn, enviada pelo Rogério, que me emocionou bastante. Ele também se questionou inúmeras vezes sobre a importância das cores nas visualizações. Para ele, o impacto foi mais forte, já que seu irmão é daltônico.

Rogério Message

Como eu não tenho uma pessoa com daltonismo próxima de mim para me ajudar na criação da visualização dos dados – como no caso do Rogério – precisei encontrar uma forma de incluir a realidade do daltonismo no meu dia-a-dia. E é sobre isso que este novo artigo se refere: se colocar no lugar do outro. Para me colocar no lugar de uma pessoa daltônica, alterei o meu computador para isto. Abaixo está um passo-a-passo simples para que você configure seu computador com o objetivo de refletir o mais próximo possível a visão de um daltônico.

Para isso, é necessário acessar o menu ‘Filtros de cor’ disponível na ‘Facilidade de Acesso’ do Windows. Se digitar na lupa do Windows (ou no Botão Iniciar) ‘Filtros de cor’, o menu irá te direcionar para a página:

Filtro de Cor

No menu ‘Filtro de cor’ você irá ativar filtros de cores para que habilite os filtros de ‘Escala de Cinza’. Para isso, é só mover a bolinha para o lado direito até aparecer a palavra ‘Ativado’, conforme demostrado nas imagens abaixo:

Filtro de Cor 2

Fazendo isso, será habilitado os filtros de daltonismo onde será possível configurar as cores do seu computador para cada tipo de daltonismo:

1- Protanopia: O indivíduo não consegue enxergar a cor vermelha.

2- Deuteranopia: O indivíduo não consegue enxergar a cor verde.

3- Tritanopia: O indivíduo não consegue enxergar a cor azul.

A opção ‘Escala de Cinza’ vai alterar as cores de seu computador para o tipo Monocromia de daltonismo automaticamente. Este é o caso mais raro, onde o indivíduo não consegue diferenciar as cores, tendo uma visão total em escala de cinza.

Filtro de Cor 3

Após executar as etapas descritas acima, você vai reparar que todas as cores do seu computador, incluindo os softwares, serão impactadas:

Tableau

Tableau 21

Você pode usar este recurso quando terminar de criar seu dashboard, por exemplo. Lembrando: isto vale para trabalhos no PowerPoint, Excel, Tableau, Power BI, e qualquer outro programa que você utilize. Assim você garante que a visualização de dados criada por você está de fácil entendimento para todas as pessoas, sejam elas daltônicas ou não. Essa pequena alteração irá permitir que você crie gráficos e visualizações de dados mais inclusivas para toda a sua audiência. Vamos tentar nos colocar no lugar do colega?

PS: Para quem usa o Mac, seguir o passo a passo disponível no site da Apple.

Vamos Analisar!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s