Ligia Galvão foi entrevistada pela Pace University, onde teve a oportunidade de compartilhar um pouco da sua carreira e sua experiência como Mestranda em um programa internacional. Aqui está a tradução em português da entrevista. Para ler a entrevista original – em inglês -, acesse https://www.pace.edu/lubin/content/lubinlife-qa-ligia-galvao-20

LIGIA GALVAO
TURMA DE 2020

ATUALMENTE ESTUDANDO :
MS EM CUSTOMER INTELLIGENCE E ANALYTICS

MEMBRO DE:
LUBIN ANALYTICS BOOT CAMP
ALUMNI-STUDENT MENTORING PROGRAM
PACE PITCH CONTEST

Ligia Galvão

Conheça Ligia, estudante internacional que obteve dois diplomas, além de ter trabalhado como analista de negócios no Brasil por nove anos. Ela decidiu que queria expandir seus horizontes e começar um novo capítulo em sua vida. Por isso, ela agora é uma estudante do Mestrado da Lubin School of Business! Ligia tem priorizado interagir com os professores e aproveitar seu tempo na Pace University. Enquanto participa de iniciativas patrocinadas pela Lubin, como o Analytics Bootcamp e o Pace Pitch Contest, ela vem se apaixonando pela cidade de Nova York — constantemente tirando fotos de ruas e corredores, onde compartilha em sua conta no Instagram (@ligiag).

Você tem um passado maravilhoso nos negócios. Por que escolheu a Universidade Pace e a Lubin  School of Business para continuar sua educação?
Quando eu estava procurando uma universidade onde eu pudesse fazer meu mestrado, eu olhei para várias escolas ao redor do mundo. Meu objetivo era escolher uma escola que me desse grandes experiências estudando fora do meu país e uma escola que tivesse um currículo que melhorasse meu conhecimento no campo da análise de negócios. Como uma estudante em potencial, enviei um e-mail ao reitor Neil Braun com algumas perguntas sobre o programa de Analytics. Ele respondeu prontamente e me apresentou à Graduate Program Chair (Marketing), professora Ipshita  Ray. Ambos me deram o apoio que eu precisava para tomar minha decisão. Naquele momento, percebi que na Pace University eu teria um apoio incrível para crescer na minha carreira. A experiência da indústria que os professores do Pace têm, assim como a grade curricular do curso – que é repleto de aulas práticas onde posso aprender sobre softwares comumente usados em grandes empresas – me ajudou a perceber que a Lubin  era o lugar para mim.

Conte-nos sobre sua experiência no Lubin  Analytics Boot Camp e o que isso significa para sua carreira.
Tenho muita experiência em negócios, mas nunca tinha escrito uma linha de código antes. Eu percebi que habilidades de linguagem de programação são necessárias para a maioria dos empregos na maioria das indústrias, e por causa disso, eu procurei na Universidade Pace por algumas aulas onde eu poderia aprender essa habilidade. Tudo apontava para o Lubin  Analytics Boot Camp. O que se destacou no Boot Camp foi a oportunidade de aprender diferentes linguagens de programação em um curto período de tempo. Em quatro dias, trabalhamos intensamente em ferramentas hands-on e de última geração em análises, como R, Python, SQL, Google Analytics, Tableau e Excel Solver, para aprender sobre visualização de dados, análise preditiva, mineração de texto e otimização.

Ganhar minha certificação em análise não foi uma tarefa fácil. O Lubin  Analytics Boot Camp é muito competitivo, e a programação intensiva é um desafio extra durante o Boot Camp. No entanto, minha experiência em análise de negócios e meu conhecimento em Microsoft Excel me ajudou muito durante o programa. O Lubin Analytics Boot Camp definitivamente me preparou para poder ajudar as empresas a se tornarem mais assertivas na análise de dados e tomar melhores decisões.

Você foi premiado em segundo lugar na Competição de Pitch Pace do Laboratório de Empreendedorismo deste ano. Como essa experiência te ajudou a se desenvolver como profissional?
Meu parceiro e eu trabalhamos intensamente por vários meses para desenvolver um produto que coleta e analisa dados não estruturados em tempo real e tinha poucos investidores interessados. Estamos procurando oferecer nosso produto para diferentes mercados e empresas, como farmácias, cafeterias, fabricantes e hospitais. O primeiro protótipo foi apresentado durante a sexta edição do Excel Weekend (o maior evento de Excel da América Latina) no Brasil. Em pouco tempo, recebemos convites para apresentar o projeto em diversos eventos do setor.

O projeto estava crescendo e sentimos a necessidade de testar o plano de negócios. Optamos por se inscrever no 16º Concurso Anual Pace pitch por ser gerenciado pelo The Entrepreneurship Lab da Pace. Conhecemos o compromisso de alto nível e o trabalho sério apresentado pelo Laboratório de Empreendedorismo e seu Diretor Executivo, professor Bruce Bachenheimer. Foi a primeira vez que pudemos mostrar o produto fora do Brasil. Essa experiência foi uma grande oportunidade para melhorar minhas habilidades em comunicação, liderança e negociação, e terá um enorme impacto na minha vida profissional.

Além de ser um estudante envolvido e profissional ativo, você tem um blog sobre análise de negócios; o que te motiva a trabalhar tanto?
Os resultados! Me sinto feliz quando vejo empresas tomando melhores decisões através de dados após minha consultoria. Eu realmente acredito na democratização dos dados e no poder da cultura baseada em dados. Enquanto eu encontrar pessoas que precisam ser convencidas disso, continuarei motivado a trabalhar duro.

Você tem algum conselho para outros estudantes da Lubin que querem desenvolver suas carreiras?
Ouçam os professores da Pace e cerque-se de pessoas que possam agregar valor à sua carreira. Sempre que possível, participe das oficinas da faculdade ou das que seus professores lhe indicam. Tive grandes oportunidades de conhecer profissionais que admiro muito durante esses workshops, como Thomas Davenport e Jim Sterne.

Além disso, tente se inscrever no Lubin  Analytics Boot Camp. Vivemos em um mundo inundado por dados e habilidades analíticas são necessárias para todos os profissionais, não importa qual seja o seu curso.

Meu último conselho é se matricular no Programa de Mentoria de Alunos. O programa, gerenciado pelo Escritório de Relações de Desenvolvimento e Ex-Alunos, pode ajudar estudantes a desenvolver suas carreiras; participar de uma iniciativa como esta também pode ser útil para os alunos na busca de seus primeiros empregos.

Vamos Analisar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s