Para quem precisa realizar apresentações de resultados e insights, ou seja, repletas de dados estatísticos e KPI’s (Key Performance Indicator ou Indicador Chave de Desempenho) sabe o quanto é difícil manter a audiência focada na sua fala. Muitas das vezes, esse tipo de apresentação, além de longas, demandam um certo nível de conhecimento matemático dos ouvintes. Falar de porcentagem, projeção, cálculos estatísticos e matemática financeira pode ser cansativo e enfadonho para o comunicador e o público.

Os autores Chip e Dan Heath afirmam no livro Ideias que Colam que 63% das pessoas que assistem uma apresentação conseguem se lembrar das histórias e apenas 5% se lembram das estatísticas. Por este motivo, a Especialista em Inteligência de Mercado e Consumidor, Ligia Galvão, nos fala sobre duas dicas que ela usa em suas apresentações: sempre realize suas apresentações na parte da manhã e use elementos visuais para facilitar contar a história.

Apresentações nos primeiros horários do dia

O sucesso da apresentação vai depender do quanto seu cliente está envolvido e interessado em te ouvir. Muitas das vezes, ele até está muito engajado ao que você tem para apresentar, mas alguns fatores acabam contribuindo para que ele fique disperso no momento, como por exemplo, interrupções externas, cansaço e o curto tempo até a próxima reunião.

Com isso, agendar a apresentação nos primeiros horários da manhã ajuda a reduzir o impacto dos fatores externos a sua apresentação. Na parte da manhã as pessoas estão mais dispostas e o stress do dia ainda não impactou a rotina. Nunca realize suas apresentações de resultado após o almoço, a capacidade de concentração das pessoas é drasticamente reduzida neste horário.

Elementos Visuais

Embora apresentar insights já se use um certo número de gráficos – que é um elemento visual -, eles não são suficientes para manter a atenção da sua audiência. É preciso incluir mais informações que facilite a contagem de história. Logomarcas, bandeiras dos países, imagens e ícones são recursos bem-vindos na hora de fazer este tipo de apresentação. Eles deixam a apresentação mais fácil de ser interpretada.

Há três sites que fornecem elementos visuais de alta qualidade e de forma gratuita:

Pexels: O site fornece milhares de fotos e vídeos gratuitos para download.

Flaticon: Neste site é possível pesquisar por mais de 2 milhões de ícones de diferentes formatos e cores.

The Noun Project: Bem parecido com o Flaticon, o site disponibiliza ícones gratuitos e ainda permite escolher a cor e o formato para o download.

É importante abusar da criatividade para manter a atenção das pessoas na sua apresentação. Crie uma identidade visual com o tema que está sendo proposto e tente resumir os dados de forma objetiva e de fácil compreensão.

Elementos Visuais
Exemplo usando elemento visual do Pexels.com

 

Dashboard 1
Exemplo usando elemento visual do Flaticon.com

Vamos Analisar!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s