Quando pensamos em Big Data, nos lembramos rapidamente dos dados produzidos na internet. Falamos exaustivamente sobre os dados das redes sociais e passamos a guiar nossas decisões pelos números de seguidores, curtidas e compartilhamentos. Cultuamos tanto os dados no mundo online que quase esquecemos que produzimos ele sem precisar de uma conexão wi-fi.

Podemos medir quantos passos nós damos por dia, quantas vezes uma porta foi aberta, o número de pessoas que passaram na frente de uma loja, quantas vezes por dia a temperatura de uma sala variou, ou até mesmo a humidade desta sala. Tudo isso e muito mais pode ser medido a cada segundo sem a necessidade de uma conexão na internet.

Essas medições são possíveis por conta do método de Identificação por Radiofrequência (RFID – Radio-Frequency Identification) que usa sinais de rádio para identificação automática, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos. Esses dispositivos conectados ao arduino permite a leitura e o envio dos dados para um software, como por exemplo, o Microsoft Excel.

0

É este o tema do recente projeto coordenado pelo Cristiano Galvão: Visualização de Dados no Excel com Arduino. O Cristiano falou do tema pela primeira vez durante o Excel Weekend 6 (realizado nos dias 25 e 26 de janeiro de 2020). O projeto do Cristiano permite criar visualizações no Excel dos dados coletados pelo arduino, como o do gif acima.

Para quem não participou do EW6, pode conferir um pouco deste trabalho na internet:

 

Se você quer saber mais sobre Arduino e Excel, confira a agenda do Cristiano para os próximos dias:

Vamos Analisar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s