Tableau é um dos softwares líderes globais de Análise e Business Intelligence (Magic Quadrant for Analytics and Business Intelligence Platforms – Gartner, 2019). Atualmente, a Tableau possui cerca de sete produtos disponíveis no mercado, todos eles com o foco em ajudar empresas a transformar dados em tomada de decisão. Neste artigo irei discutir um pouquinho como cada ferramenta pode ajudar a sua empresa.

– Tableau Desktop: Com ele é possível se conectar a dados armazenados na nuvem ou localmente para criar painéis interativos. O Tableau Desktop se conecta aos servidores Tableau Server, Microsoft SQL Server, MySQL, Oracle, Amazon Redshift e outros. Os arquivos podem ser de diversas extensões, como .xls, .txt, .JSON, .PDF e .accdb. Através do Tableau Desktop, as empresas podem acessar e combinar diversos tipos de dados sem a necessidade de escrever códigos (mas você pode trabalhar com Python e R no Tableau, se precisar). Ele combina os avanços nas tecnologias de computação gráfica e de bancos de dados para que as empresas consigam extrair quantidades maciças de dados e explorá-los em segundos.

O Tableau Desktop permite criar cálculos avançados e analisar tendências, regressões e correlações de maneira rápida e fácil. Os mapas interativos do Tableau Desktop são algo que chamam atenção na ferramenta. A Tableau tem uma funcionalidade de codificação geográfica instantânea que transforma automaticamente seus dados e informações de localização em mapas interativos com 16 níveis de zoom. Além disso, os mapas do Tableau se conectam com arquivos geográficos como Shapefile, KML e GeoJSON, permitindo a criação de cartografia personalizada. Se a sua empresa precisa monitorar o time de vendas que atuam nas ruas, visualizar a performance de cada loja, ou monitorar uma plantação, o Tableau Desktop pode te ajudar com isso.

Tableau-10.4-11

Um outro recurso do Tableau Desktop que poucas pessoas conhecem, mas que eu gosto muito (em breve irei fazer um material especial sobre ele), é o História. Com este recurso, não há a necessidade de ficar copiando e colando seus gráficos no PowerPoint para as suas apresentações. Você consegue escolher os gráficos para o recurso História diretamente do seu dashboard. Tem tanta coisa interessante no Tableau Desktop que é impossível resumir em um artigo.

– Tableau Server: Já recebi feedbacks positivos da área de TI de grandes empresas que implementaram o Tableau Server para um modelo de governança de dados. Com o Tableau Server, os times de TI mantem os dados da empresa protegidos e, ao mesmo tempo, permitem a abrangência de análises em diferentes setores, proporcionando assim fácil acesso para a empresa explorar e descobrir insights.

O Tableau Server, através do recurso Pergunte aos Dados, usa linguagem natural para categorizar, indexar e otimizar as fontes de dados automaticamente. Com algoritmos avançados, é possível democratizar a análise e criar painéis totalmente interativos.

Os dash interativos criados no Tableau Server podem ser visualizados através do Tableau Mobile. O App está disponível no App Store e Google Play. Além disso, as empresas podem implementar o Tableau Mobile usando a escolha de MDM com AppConfig ou MAM do BlackBerry Dynamics ou do WMware Workspace ONE.

– Tableau Online: O Tableau Online é uma plataforma de análise totalmente hospedada na nuvem que permite publicar e compartilhar painéis com várias pessoas. Por ser online, não há a necessidade da preocupação de configuração de servidores, gerenciamento de atualização de software ou escalonamento de capacidade de hardware.

Os painéis são exibidos com recursos avançados de edição na web e ainda há a possibilidade de usar os Modelos Básicos de Painel. Através do Tableau Online, você pode criar uma assinatura do seu site, especificando quando sua audiência receberá as atualizações.

O Tableau Online é uma ótima opção para as empresas que precisam compartilhar seus dashboards com uma equipe externa. Usando o Tableau Mobile, os times têm a facilidade de acompanhar os dados onde quer que estejam, sempre que precisam. A empresa pode implementar o Tableau Mobile usando sua escolha de MDM com AppConfig ou MAM do BlackBerry Dynamics ou do WMware Workspace ONE, como já falado anteriormente. Lembrando que o Table Mobile está disponível no App Store e Google Play.

– Tableau Prep: Se sua empresa precisa estruturar os dados antes de começar as análises, o Tableau Prep Builder pode te ajudar com esta etapa. Um dos últimos lançamentos da Tableau (de 2018), o Tableau Prep é uma maneira visual e direta de combinar, estruturar e limpar os dados, ajudando analistas e usuários corporativos a iniciar suas análises com mais rapidez.

Já tive a oportunidade de trabalhar em projetos no Tabelau Prep, mas durante o evento Salesforce World Tour New York City (em 18 de dezembro de 2019) eu tive a chance de ver o time do Tableau apresentando todo o potencial da ferramenta, e posso afirmar que o processo de tratamento de dados é resolvido como mágica nesta ferramenta. Como o Tableau Desktop, é impossível resumir o poder do Tableau Prep em um único artigo.

O Tableau Prep consiste em dois recursos: o Tableau Prep Builder, para criar fluxos de dados, e o Tableau Prep Conductor, para agendar, monitorar e gerenciar esses fluxos em toda a organização. Assim como o Tableau Desktop, é impossível resumir o poder do Tableau Prep em um único artigo.

– Tableau Public: O Tableau Public é de uso livre e por isso não deve ser uma solução para as empresas, mas é um grande jeito de as companhias se conectarem com os especialistas desta ferramenta. O Tableau Public é uma comunidade onde os especialistas podem compartilhar seus trabalhos desenvolvidos em Tableau e se conectar com outras pessoas. Parece uma Rede Social do Tableau. Se sua empresa está procurando por especialistas em Tableau, o melhor lugar para procurar é o Tableau Public. O meu perfil lá é: Ligia Galvão Profile.

– Tableau Reader: Também é um software de uso livre e é o jeito mais fácil de visualizar os painéis criados no Tableau Desktop. O Tableau Reader é importante para compartilhar seus dashboards com todos da empresa. Atualmente, este produto está caindo em desuso por conta do lançamento do Tableau Server. Se sua empresa opta pelo Tableau Server (que é o que eu aconselho), não há a necessidade de usar o Tableau Reader. Caso a empresa deseje usar o Tableau Reader como um substituto do Tableau Server, há um custo relacionado a implementação e manutenção.

Além disso, o Tableau Reader não tem os mesmos recursos de governança e de segurança para manipulação de dados.

– Tableau Viewer: Podemos dizer que o Tableau Viewer é uma versão melhorada do Tableau Reader. As empresas possuem no Tableau Viewer a segurança e a confiança de uma implementação baseada em servidor. Além disso, os usuários do Tableau Viewer podem acessar e interagir com conteúdo na Web, baixar as visualizações como arquivo de imagem (PNG e PDF), fazer comentários em visualizações ou painéis e receber alertas acionados por dados.

Além destes produtos, existem dois Add-on da Tableau para ajudar no gerenciamento dos seus dados: O Tableau Server Management Add-on permite o gerenciamento do Tableau Server em qualquer escala, facilitando a implementação do Tableau Server. Já o Tableau Data Management Add-on, disponível tanto para Tableau Server quanto para Tableau Online, permite que as empresas gerencie melhor os dados através da preparação de dados, catálogos, pesquisa e governança.

A empresa Tableau comercializa seus produtos para as empresas em três “pacotes”: Tableau Creator, Tableau Explorer e Tableau Viewer. No Tableau Creator está incluso o Tableau Desktop, Tableau Prep Builder a uma licença de Creator no Tableau Server. Para o Tableau Explorer está disponível apenas uma licença de Explorer no Tableau Server. No Tableau Viewer está incluso uma visualização de Viewer no Tableau Server. Os custos relacionados na aquisição de cada pacote podem ser consultados no site: https://www.tableau.com/pricing/teams-orgs#server.

Caso você ainda esteja em dúvida de qual pacote é o ideal para a sua empresa, me mande um email e vamos conversar sobre o Tableau: ligia@genecsis.com.

Vamos Analisar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s