No atual cenário político e econômico em que o Brasil se encontra, especialistas e o mercado acompanham periodicamente taxas econômicas para entender onde estamos e para onde podemos ir. Mas uma taxa está sempre aparecendo nos noticiários e preocupando o mercado: a Taxa de Desemprego.
A Taxa de Desemprego representa o número de trabalhadores desempregados dividido pela força de trabalho total. Quanto maior esta taxa, mais pessoas capazes de exercer uma profissão estão procurando um emprego remunerado.


A preocupação se a Taxa de Desemprego aumenta ou diminui afeta diretamente a economia. Com a taxa de desemprego em 11,5%, são quase 11 milhões de pessoas desempregadas e isso muda a economia do Brasil da seguinte forma:


– Com o desemprego, as pessoas passam a gastar menos, perdendo o seu poder de compra. Isso significa menos dinheiro circulante no país.
– Com as pessoas consumindo menos, as empresas passam a lucrar menos. Consequentemente, pagam menos impostos.
– A baixa do imposto significa menor arrecadação por parte do governo.
– As despesas do governo também aumentam, já que com o desemprego, as pessoas passam a usar mais os serviços públicos. Crianças que antes estudavam em escolas particulares, agora estudam em escolas públicas. Os hospitais públicos também possuem aumento no número de atendimento a pacientes, já que os gastos com planos de saúde são cortados pelas famílias por conta do desemprego.
– Como garantido em CLT, se o trabalhador for demitido sem justa causa, ele tem direito a realizar o saque do FGTS depositado na Caixa Econômica Federal e o seguro desemprego, sobrecarregando ainda mais as despesas do governo.


Em resumo, a Taxa de Desemprego atinge toda a população, empresas privadas e o governo, representando assim a saúde econômica de um país. A partir de agora, olhe com mais atenção para esta taxa, pois ela diz bem mais que o nível de desemprego de um país.

Vamos analisar!

SOBRE A AUTORA: HTTPS://VAMOSANALISAR.WORDPRESS.COM/CONTACT/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s